As habilidades de leitura e de interpretação são fundamentais para o processo de aprendizado das demais disciplinas e no próprio desenvolvimento do estudante ao longo dos anos escolares, visto ser por meio da língua escrita que se apoiam muitas tarefas pedagógicas no cotidiano escolar.
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Porém, reduzir essas habilidades apenas ao uso escolar é diminuir o seu caráter emancipatório, porque é por meio da leitura e da interpretação que se desvela o mundo à criança, seja por meio das tecnologias de informação e comunicação ou mesmo por meio daquilo que foi escrito e que a tradição trouxe ao “hoje” em que a criança se encontra. Pela leitura, o estudante poderá acessar os feitos da humanidade que os precederam e compreender melhor “quem somos e aonde chegamos” (CALVINO, 2007, p. 16).
Muitos professores, reconhecendo a necessidade do contínuo contato com os textos para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação, indicam como tarefa aos alunos a leitura de materiais que servem como referência para as suas disciplinas. Esses professores, no entanto, quase sempre encontram embargos, seja por conta do desinteresse por parte dos estudantes — alguns que até tentam ler uma ou outra obra literária, mas por não terem o costume de ler, acabam sem entender o que foi lido, deixando a leitura antes de a concluírem e desistindo de iniciar novas — ou mesmo porque, chegando em casa, os alunos nem sempre são motivados pelos responsáveis a ler um livro ou um texto.
Para desenvolver essas habilidades, é fundamental que o estudante tenha contato frequente com os textos literários ao longo do processo educacional. Sendo assim, este projeto se apresenta como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da leitura e da interpretação, colaborando com as demais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que também dependem dessas habilidades para o seu aprendizado, mas muitas vezes não dispõem de tempo hábil para a tarefa de leitura em sala de aula.
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Sua aplicação acontecerá como “Projeto de Leitura” em uma Escola Estadual de uma cidade do interior do estado do Espírito Santo, no ano letivo de 2023, em substituição à disciplina de Ensino Religioso. O projeto contará com material adaptado para esta finalidade e disponibilizado de modo impresso pelo professor que ministrará a disciplina. Este material encontra-se disponível para download no final da página.
O objetivo geral deste trabalho é, portanto, mediar o despertar do prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação através do acesso aos textos da literatura brasileira e universal, permitindo que os alunos adquiram condições, para além daquelas mais elementares advindas da boa leitura de um texto, de ler a própria realidade e o mundo.
Esperamos lograr o êxito de promover o hábito da leitura, transformando o aluno em ávidos leitores de literatura e permitindo que desenvolvam as habilidades de leitura e interpretação através do contato com diversos estilos literários, já que buscaremos mediar a relação entre o texto lido e as reflexões acerca da própria realidade, dando aos estudantes a possibilidade de extrair dos textos lidos a capacidade de “entender quem somos e aonde chegamos” (CALVINO, 2007, p. 16).
Leia o projeto na íntegra clicando aqui.
Leia o Relato de Experiência da aplicação desse projeto clicando aqui.
Download
Para realizar o download do livro, basta clicar sobre a capa correspondente.
Bibliografia
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
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