Projeto “Conte um Conto”

postado em: Educação | 0

As habilidades de leitura e de interpretação são fundamentais para o processo de aprendizado das demais disciplinas e no próprio desenvolvimento do estudante ao longo dos anos escolares, visto ser por meio da língua escrita que se apoiam muitas tarefas pedagógicas no cotidiano escolar.

Porém, reduzir essas habilidades apenas ao uso escolar é diminuir o seu caráter emancipatório, porque é por meio da leitura e da interpretação que se desvela o mundo à criança, seja por meio das tecnologias de informação e comunicação ou mesmo por meio daquilo que foi escrito e que a tradição trouxe ao “hoje” em que a criança se encontra. Pela leitura, o estudante poderá acessar os feitos da humanidade que os precederam e compreender melhor “quem somos e aonde chegamos” (CALVINO, 2007, p. 16).

Muitos professores, reconhecendo a necessidade do contínuo contato com os textos para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação, indicam como tarefa aos alunos a leitura de materiais que servem como referência para as suas disciplinas. Esses professores, no entanto, quase sempre encontram embargos, seja por conta do desinteresse por parte dos estudantes — alguns que até tentam ler uma ou outra obra literária, mas por não terem o costume de ler, acabam sem entender o que foi lido, deixando a leitura antes de a concluírem e desistindo de iniciar novas — ou mesmo porque, chegando em casa, os alunos nem sempre são motivados pelos responsáveis a ler um livro ou um texto.

Para desenvolver essas habilidades, é fundamental que o estudante tenha contato frequente com os textos literários ao longo do processo educacional. Sendo assim, este projeto se apresenta como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da leitura e da interpretação, colaborando com as demais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que também dependem dessas habilidades para o seu aprendizado, mas muitas vezes não dispõem de tempo hábil para a tarefa de leitura em sala de aula.

Sua aplicação acontecerá como “Projeto de Leitura” em uma Escola Estadual de uma cidade do interior do estado do Espírito Santo, no ano letivo de 2023, em substituição à disciplina de Ensino Religioso. O projeto contará com material adaptado para esta finalidade e disponibilizado de modo impresso pelo professor que ministrará a disciplina. Este material encontra-se disponível para download no final da página.

O objetivo geral deste trabalho é, portanto, mediar o despertar do prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação através do acesso aos textos da literatura brasileira e universal, permitindo que os alunos adquiram condições, para além daquelas mais elementares advindas da boa leitura de um texto, de ler a própria realidade e o mundo.

Esperamos lograr o êxito de promover o hábito da leitura, transformando o aluno em ávidos leitores de literatura e permitindo que desenvolvam as habilidades de leitura e interpretação através do contato com diversos estilos literários, já que buscaremos mediar a relação entre o texto lido e as reflexões acerca da própria realidade, dando aos estudantes a possibilidade de extrair dos textos lidos a capacidade de “entender quem somos e aonde chegamos” (CALVINO, 2007, p. 16).

Leia o projeto na íntegra clicando aqui.
Leia o Relato de Experiência da aplicação desse projeto clicando aqui.

Download

Para realizar o download do livro, basta clicar sobre a capa correspondente.

Livro de Contos – 7º ano
Livro de Contos – 8º ano
Livro de Contos – 9º ano

Bibliografia

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *